Gestão de Documentos: 3 erros que você precisa evitar

By in
442

Vamos supor que você e a sua empresa conquistaram certo grau de transformação digital: você possui atividades de digitalizaçãoterceirizadas ou não – que transferem todo o legado de documentos físicos da empresa para o formato digital; grande parte dos seus documentos já estão em servidores ou armazenados em soluções comuns em nuvem. E parece que tudo está resolvido…

E então, problemas…

Após algum tempo trabalhando dessa forma, você percebe que seus colaboradores voltaram para o modelo “antigo”: mesmo no meio digital todos reclamam de dificuldade em localizar um documento, ou sua versão final, ou cada departamento tem necessidades específicas não atendidas; e assim o tempo – e recursos – voltam a ser desperdiçados. Isso ocorre geralmente por que a empresa deixou de considerar 3 fatores importantes na implantação de Gestão de Documentos, veja:

AGM Gestão de Documentos fala sobre evitar erros na Gestão Eletrônica de Documentos com o Roadmap.

1. Você precisa ver a Gestão de Documentos como uma plataforma

Cada departamento da empresa usa a Gestão Eletrônica de Documentos de acordo com sua necessidade: um departamento de contratos, um setor de atendimento ao cliente etc. Existem parametrizações e adequações que devem ser feitas para que cada departamento tenha suas necessidades atendidas dentro da ferramenta. E isso é resolvido desenvolvendo um Roadmap de Gestão de Documentos que aponta as prioridades de cada área.

AGM Gestão de Documentos fala sobre evitar erros na Gestão Eletrônica de Documentos com Analistas de Negócios e Processos.

2. Você não pode deixar tudo muito complexo

Esse erro é o oposto do erro número 1. Se no erro acima a implantação da Gestão Eletrônica de Documentos foi feita de forma simples, aqui a complexidade afasta o usuário e gera problemas. Exageros na definição, nas funcionalidades, na quantidade de campos na interface, nas etapas parametrizáveis de workflow etc. etc. etc… Não assuma que todo usuário é um “arquivista treinado” em categorizar documentos. A solução nesse caso é o equilíbrio entre simples e complexo, que requer a experiência de Analistas de Negócios e Processos.

AGM Gestão de Documentos fala sobre evitar erros na Gestão Eletrônica de Documentos com Pessoas.

3. Não se esqueça da Gestão de Mudança

Muito falada, mas raramente implantada de fato, a gestão de mudança toca diretamente o seu colaborador. Falhar em envolver os colaboradores em uma mudança geralmente representa o fracasso de um projeto. A implementação de uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos requer a participação do usuário do início ao fim. Explique o planejamento, envolva-os na fase de análise e de teste. Eles serão os grandes multiplicadores da mudança.

A implantação bem sucedida da Gestão Eletrônica de Documentos começa por mapeamento e processos inteligentes de digitalização e, ao considerar os 3 fatores acima, é provável que o projeto conquiste muito mais adeptos e sucesso. Saiba mais sobre isso, fale com a equipe da AGM.

Qual a sua necessidade em digitalização?

A AGM cuida de todos os processos com documentos da sua empresa desde a coleta, digitalização, armazenamento digital seguro e guarda dos documentos originais. Faça seu orçamento:
× Como posso te ajudar?