A Gestão de Conteúdo Empresarial (ou em inglês Enterprise Content Management – ECM) é a abordagem sistemática da gestão de conteúdo durante todo o seu ciclo de vida. Permite que toda informação não-estruturada da empresa (PDFs, documentos em Word, e-mails, planilhas, imagens escaneadas) seja armazenada de forma segura e disponibilizada para pessoas autorizadas.
O objetivo de implantar ECM em uma empresa – pode ser aplicado a qualquer área como Logística, RH, Jurídico, Comercial – é tornar o negócio mais eficiente. Toda a informação se torna organizada, e em um fluxo linear de trabalho. Geralmente, empresas que implantam o ECM tem três necessidades básicas:
- Acabar com a dependência de papéis.
- Melhorar clima de trabalho e produtividade através da automação de processos repetitivos.
- Redução de riscos.
Para atender essas premissas básicas, é necessário que a solução de ECM torne adequado os processos de digitalização (veja nosso post de segunda-feira), armazenamento seguro, organização e recuperação rápida de dados, automação de todos os processos dependentes de documentos. Para saber mais sobre a implantação de ECM, fale com a equipe da AGM.