Indústria 4.0: O papel da mulher em operações

By in
476
Indústria 4.0: O papel da mulher em operações

A participação da mulher no ambiente de trabalho deixou de ser “só papo” e se tornou uma preocupação real nas empresas. A pandemia causou a saída de muitas mulheres de seus empregos justamente quando sua capacidade de adaptação a mudança se tornava um skill valiosíssimo, e isso mostrou ainda mais que o mercado precisa de mulheres em todos os níveis, inclusive em operações – e a tecnologia na Indústria 4.0 vai ajudar.

Aceleração da Indústria 4.0

A pandemia acelerou a indústria 4.0, que gerou um incentivo a mais à participação da mulher, especialmente em áreas antes vistas como “apenas” operacionais. Um texto no LinkedIn da Diretora do Boston Group, Laura Juliano, analisa as tendências da indústria 4.0 para os próximos anos. Ela avalia que áreas operacionais voltaram a ser o carro chefe das empresas que investem em Transformação Digital e que isso favorece a participação maior das mulheres através da tecnologia.

Conhecimento multidimensional

Um dos motivos, por exemplo, é que hoje em dia muitas pessoas recém-formadas têm interesse em atividades de áreas de manufatura, especialmente com a tendência de implementação de mão de obra digital e robótica. Além disso, a digitalização em áreas operacionais valoriza também o conhecimento “muldimensional”. Ou seja, valoriza skills em TI, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças e Analytics – fábricas precisarão de pessoas diversificadas em termos de capacidade técnica.

Força física é algo do passado

Outra razão é que o aparecimento de papéis na fábrica que contemplam aproveitamento e análise de dados tornou o pré-requisito “força física” algo do passado, quer seja pela tecnologia ou pela implementação de técnicas cada vez mais eficientes de segurança do trabalho, ergonomia e até realidade virtual. O ambiente físico ficará cada vez melhor – isso abrirá oportunidades a pessoas que dominarem tratamento digital de dados.

A tecnologia e a indústria 4.0 continuará evoluindo e mostra que, nas áreas operacionais, unir as qualidades da mulher à implementação de Transformação Digital, não só é vantajosa, como necessária.

× Como posso te ajudar?