Controle de Documentos é um dos requisitos para a certificação ISO?

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Controle de Documentos é um dos requisitos para a certificação ISO?

Desde 2008 já existem requisitos de certificação para ISO envolvendo a gestão de documentos. Dependendo do tipo de certificação e do tipo de empresa as regras variam, mas em geral, anexos como o chamado “7 – Apoio – Informação Documentada” mostram o básico de gestão de documentos: tais como processos da empresa, padrões, resultados negativos e positivos etc.

Ainda, os requisitos pedem que uma organização mapeie os processos – e assim os documentos – que realmente são úteis, para passarem por todas as etapas que incluem os mesmos no controle, por exemplo, em uma solução em gestão eletrônica de documentos, ou de conteúdo empresarial (como o ECM). É compreendido por diversos consultores do mercado, que atualmente não são mais necessários aqueles documentos feitos apenas para atenderem uma norma.

Em um outro exemplo, a família ISO 27000 compõe as regras do SGSI (Sistema de Gestão da Segurança de Informação) que também tiram vantagens de sistemas de gestão eletrônica de documentos. Para saber mais, acesse esse artigo: Existe aplicação da ISO 27002 e ISO 27003 na Gestão de Documentos?

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