BPM – Business Process Management - Exemplo

By in
572
BPM – Business Process Management - Exemplo

Imagine um processo simples da sua empresa, como um pedido de compra. É um processo manual ou digital? Quantas pessoas estão envolvidas? É um processo bem estruturado? Ele retorna ganhos significativos em tempo ou investimento? Ele pode ser aprimorado?

O BPM ou o Business Process Management (Gestão de Processos de Negócio) tem o propósito de desenvolver, executar, analisar, medir resultados e apontar melhorias em quaisquer processos da empresa.

No exemplo básico de um pedido de compra. Há diversos elementos a considerar:

  • As vias ou grupos envolvidos no processo (Ex: servidor, gestão, administração).
  • Objetos de Dados (Ex: E-mail de solicitação de aprovação, Informação de compra).
  • Atividades (Ex: envio para o aprovador, aprovação de requisito e disparo do pedido de compra).

Através dessas etapas (que podem se expandir tornando-se mais detalhadas), é possível retornar diversos indicadores de qualidade como tempo de resposta, de aprovação, quantidade de pedidos, reprovações e seus motivos etc. Isso permite um melhor mapeamento e constante otimização – contribuindo para melhor eficiência nos setores envolvidos.

Usar técnicas de BPM é uma estratégia utilizada por empresas de todos os tamanhos – especialmente para a área de negócios. E o apoio de um parceiro com experiência de implantação em BPM é essencial, converse conosco para mais informações.

× Como posso te ajudar?